Geraldina Souza Alves
Registros do Curso de Tecnologias na Educação: “Ensinando e Aprendendo com as TICs”
Tutora: Fabiana Fernandes Caldeira
Módulo I “Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola”
Atividade 1, participação no fórum: Quem sou como professor e aprendiz? Fiz um relato do meu perfil de professora e ao mesmo tempo como aprendiz, postei na biblioteca em material do aluno e em seguida interagi com os relatos da turma e deixei meu comentário sobre o que mais me chamou atenção no trabalho do colega que havia escolhido. Com essa atividade tive oportunidade de conhecer os relatos e reflexões de todos os colegas do curso.
Atividade 2 “Registrando a própria reflexão” levantei alguns aspectos relacionados ao uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e registrei no espaço próprio do “Diário de Bordo”.
Atividade 3, “Reflexão sobre educação e Tecnologia”, assisti um vídeo com Ladislaw Dowbor, levantei os aspectos mais interessantes para reflexão . Em seguida entrei no Fórum “Educação e Tecnologia” e registrei minha contribuição e na oportunidade, conheci as contribuições dos colegas e deixei meu comentário.
Atividade 4, “Tecnologia na minha escola”, fiz um levantamento das principais tecnologias disponíveis na minha escola e como vinham sendo utilizadas, postei-as na Biblioteca em material do aluno, tema “ Minha escola”.
Atividade 5, “Conhecendo uma experiência” acessei o Portal do Professor, selecionei no item “Sugestão de aulas” uma aula com tema Música é texto, muito interessante no qual elaborei um fichamento com os dados mais importante e uma síntese do trabalho pesquisado e postei a atividade em material do Aluno, tema “ Experiência e Sugestões”.
Atividade 6, “Olhando “para prática do professor com o uso da tecnologia”, assisti ao vídeo “Ensinar com as tecnologias e mídias digitais” destaquei os pontos mais interessantes e registrei minhas reflexões no Diário de Bordo”.
Atividade 7, “Pesquisando sobre trabalho por Projeto”, o trabalho apresentado foi um projeto executado na STE da minha escola, com o tema “Economizar Água, contemplando todas as características do projeto: tema, procedimentos, conteúdos, publico alvo, tecnologias e mídias utilizadas, duração, entre outros”. Postei minhas considerações sobre essa atividade na Biblioteca em material do aluno.
Módulo II - “Internet, Hipertexto e Hipermídia”
Atividade 2.1 e 2.3, “Navegação em hipertexto e hipermídia”, naveguei pela pagina da Wikipédia, para conhecer e buscar o significado de hipertexto, explorando conteúdos relacionados com a minha área de trabalho, postei na Biblioteca material do aluno o resultado da pesquisa juntamente com uma reflexão pessoal “O hipertexto é um meio de interagir com o mundo através de pesquisas na busca e construção de conhecimento individual e coletivamente em diversas fontes”, também li os trabalhos dos colegas e fiz comentarios no fórum, dos textos que mais chamou minha atenção.
Atividade 2.4, “Criar um Blog” para registrar todas as atividades feitas no decorrer do curso incluindo comentários reflexões mais importantes.
Atividade 2.5 e 2.5B, “Planejando uma atividade com hipertexto ou internet” atividade em dupla, planejamos uma atividade para ser desenvolvida com os alunos utilizando Internet e hipertextos e postamos na Biblioteca material do aluno; deixei comentário no Fórum sobre os trabalhos dos colegas.
Atividade 2.6 e 2.7, “Execução da atividade planejada e o registro da experiência”, observamos o comportamento do professor e dos alunos diante de situações novas, a disposição dos recursos na sala, às dificuldades ou facilidades em operar os recursos na sala. Fizemos a descrição do projeto com seus objetivos, etapas, características da turma, desempenho, resultados obtidos e conclusão. Postamos na Biblioteca material do aluno com tema “O registro digital da experiência” e subtema “Avaliação da Experiência”
Atividade 2.8, Elaboramos um pôster para auxiliar na apresentação para os colegas no encontro presencial.
Módulo III- "Prática Pedagógica e Mídias Digitais"
Atividade 1, “Discussão coletiva no encontro presencial” assistimos o vídeo: Saltos no templo do grupo “Bloco do Passo”, logo após ouve discussão e debate coletivo na aula presencial.
Atividade 2, “Conhecendo repositórios de material digital – visando um plano de aula”, naveguei nos sites sugeridos, fiz um registro no fórum de um site que gosto muito e também li as postagens dos colegas e interagi com eles.
Atividade 3, “Plano de aula com multimídia” - elaboramos uma proposta de trabalho utilizando os recursos multimídia, executamos com os alunos, registramos com fotos e postamos na Biblioteca material do aluno.
Atividade 4, “Relato da atividade multimídia” fizemos a síntese da atividade realizada no Power Point em formato hipermídia e postamos na Biblioteca material do aluno.
Agosto de 2010.
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