sexta-feira, 28 de outubro de 2011

manda chuva

Esse filme nos lembra da infancia

Pérolas da Lingua Portuguesa

Esse video mostra como os brasileiros não sabem escrever....

web 2.0

Este video relata a minha experiencia com web 2.0

Minha experiência com web 2.0

A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infra- estrutura básica, como novo modo de produção. Na sociedade do conhecimento e da informatização, nada mais significativo que trabalhar com os recursos da web 2.0, ferramentas essas introduzidas como facilitadoras do processo de Ensino e de Aprendizagem, adotar posições variadas como potenciadora de ambientes interativos, culturais e sociais, promovendo uma aprendizagem em contexto. As redes sociais são ferramenta muito interessante tanto para nós educadores, como para os educando e seus familiares, pelos diversos recursos que oferece para a socialização de novas formas de produção de conhecimento em rede e de forma colaborativa, utilizadas para várias finalidades: Uso científico, educacional, comercial, bate- papo, Orkut, MSN, face book, email, chats, fórum etc. Está na hora de nós educadores nos apropriarmos destes recursos em favor da Educação. Sempre necessário que antes se tenha um planejamento didático-pedagógico. Pois temos de lutar por uma educação diferente, atualizada, contemporânea, trabalhar com problemas reais, adotar posições variadas de interpretação, estimular a vivência de múltiplos papéis em contextos realistas, articular o conhecimento declarativo, procedimental, atitudinal, fomentar múltiplas formas de representação dos conhecimentos, e a consciência do processo de aprendizagem. Pois a aprendizagem precisa ser significativa, desafiadora, problematizadora e instigante, a ponto de mobilizar o aluno e o grupo a buscar soluções possíveis para serem discutidas e concretizadas. A ação docente inovadora precisa contemplar a instrumentalização dos diversos recursos disponíveis na rede de informação. O uso dessas tecnologias se faz cada vez mais necessário, nós precisamos estar atualizado. Precisamos estar preparados para lidar pedagogicamente com as ferramentas digitais que o alunado já incorporou na sua rotina, adotar posições reflexivas de boas práticas, pensando na melhoria do processo ensino aprendizagem, trabalhando com as novidades significativas que nossos alunos tanto almejam. Utilizo com muita freqüência esses recursos, principalmente fórum, chats, Orkut, MSN, face book, blog para ampliar meus conhecimentos, nos cursos online, através de troca de experiência de experiências com os colegas, tutores etc.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Governo promove ciclo de palestras com temas importantes na Semana do Servidor

Em comemoração ao Dia do Servidor Público – 28 de outubro, – o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Administração (SAD), realiza uma vasta programação no período de 24 a 27, das 8 às 13 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, na Capital. Inclui-se na programação um ciclo de palestras com palestrantes de renome, muitos deles funcionários estaduais que abordarão temas importantes, sobre liderança, autoestima, organização no trabalho, cooperativismo, prevenção de acidentes e ainda dicas de como aproveitar bem o tempo para se sentir melhor.



Além das palestras o evento também envolve atividades educativas, esportivas, culturais e shows. A Semana do Servidor tem como tema “Servidor: O valor de quem faz”. A programação e as fichas de inscrições para os eventos estão no site: www.servidor.ms.gov.br/diadoservidor. “Entrando no site vai encontrar toda a programação, além das atividades esportivas e as palestras. Qualquer pessoa da sociedade poderá participar do evento”, informou a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SAD), coordenadora do evento, Maria Madalena Xavier.



Palestras



De acordo com a programação, o ciclo de palestras começa nesta segunda-feira (24). A primeira palestra acontece às 9h30, na sala 1, do auditório Manoel de Barros. O palestrante, Fernando Bittencout, vai ministrar o tema sobre “Líder inspirado, Líder inspirador - os princípios da essência da Liderança”.



Cooperativismo



“Cooperativismo de crédito como fomento da economia pessoal”, é o tema que será ministrado por Jadir Girotto, presidente do Sicob Central MT/MS. Sua palestra será às 10h30, na sala 2 do auditório Manoel de Barros. E às 10h30, na sala 3, acontecerá a temática sobre a “Prevenção ao uso do tabaco”, do projeto Bombeiros do Amanhã.



Quanto tempo o tempo tem



No mesmo dia 24 (segunda-feira), às 14h30, na Sala 1, do auditório Manoel de Barros, a chefe de Recursos Humanos da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Maria Ilma Duarte Santana, abordará a temática “Quanto Tempo o Tem”. Segundo ela, será uma palestra interativa. A meta é passar para o público presente a importância de administrar bem e com proveito o tempo. “Hoje vivemos com a globalização e as pessoas estão estressadas demais. Então é importante que as pessoas assistam à palestra para aprenderem dicas de como utilizar espaço e tempo para que elas possam se sentir melhor”, explicou Santana.
Tereza da Penha

Fonte: SED MS

terça-feira, 5 de julho de 2011

GESTÃO ESCOLAR

Informamos que o Curso de Capacitação em Gestão Escolar para os servidores de Campo Grande será realizado de 18 a 22 de julho de 2011, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), Rua Antonio da Silva Vendas, 115, bairro Miguel Couto, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Os profissionais convocados para a capacitação deverão levar uma cópia do Plano Político Pedagógico, do Regimento Escolar e da LDB.

Para os servidores do interior, o Curso de Capacitação em Gestão Escolar será realizado em três grupos, de acordo com a relação anexa e conforme o cronograma a seguir:

GRUPOS
PERÍODO
HORÁRIO


11 a 15 de julho de 2011
7h30 às 11h30

13h30 às 17h30


18 a 22 de julho de 2011
7h30 às 11h30

13h30 às 17h30


25 a 29 de julho de 2011
7h30 às 11h30

13h30 às 17h30

Obs. Nas sextas-feiras (15, 22 e 29/7) o curso acontece das 7h30 às 11h30, com almoço.




Os profissionais convocados para a capacitação deverão levar uma cópia do Plano Político Pedagógico, do Regimento Escolar e da LDB.

O curso será realizado no Eco Hotel Chácara do Lago, Rua Bom Retiro, 1.098, Chácara das Mansões, Campo Grande. O telefone é (67) 3393-1621. Informamos que o horário de chegada no Hotel, sempre aos domingos, é a partir das 15 horas. Haverá translado saindo da Rodoviária de Campo Grande às 15 horas, às 17 horas e às 19 horas.


Relação de servidores inscritos no curso

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Diagnostico da E.E. Chico Mendes

Aluna: Ericha Breuer e Ione Mateus de Souza Pólo: Três Lagoas
Turma: IX Sala: SPGE
Atividade: 03
Quadro comparativo sobre a gestão democrática, observando princípios, concepções e procedimentos indicados:

Princípios Concepções Procedimentos Indicados
Constituição Federal 1988 Na constituição de 1988, que se firmou o principio da “gestão democrática do ensino público, na forma da lei” ( art. 206, inciso IV). Esse dispositivo constitucional traduz acima de tudo, a efetivação da cidadania no País. A formulação da Constituição Federal de 1988, no que se refere à gestão do ensino
público, acrescentando, no artigo 14, dois elementos: a participação dos profissionais da
educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação da
comunidade no Conselho de Escola, que se trata de uma conquista já implantada,
cabendo à Lei somente reforçar o seu caráter deliberativo, o que não ocorreu.
A questão da autonomia, mencionada no artigo 15, é citada em dois âmbitos:
pedagógico e administrativo. A participação só será efetiva se os agentes que compõem essa comunidade conhecerem as leis que a regem, as políticas governamentais propostas para a educação, as concepções que norteiam essas políticas e, principalmente, se estiverem engajados na defesa de uma escola democrática que tenha entre seus objetivos a construção de um projeto de transformação do sistema autoritário vigente.
Lei de Diretrizes e bases, Lei nº 9.394/96. A LDB 9.394/96 definiu as “normas de gestão democrática do ensino público na educação básica.” e estabeleceu como diretriz Nacional a “participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares equivalentes.”. Dessa maneira, a LDB n. 9.394/96 (BRASIL, 1996), contempla a gestão democrática
explicitando que:
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
[...]
VIII- gestão democrática do ensino público na forma desta Lei e da legislação dos
sistemas de ensino
[...]
Artigo 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino
público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes
princípios:
I- participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da
escola;
II- participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;
[...]
Art. 15- Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação
básica que integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de
gestão financeira, observadas as normas gerais do direito financeiro público.
Assim, entendemos que a democratização começa no interior da escola, por meio da criação de espaços nos quais professores, funcionários, alunos, pais de alunos etc. possam discutir criticamente o cotidiano escolar. Nesse sentido, a função da escola é formar indivíduos críticos, criativos e participativos, com condições para participar criticamente do mundo do trabalho e de lutar pela democratização da educação em nosso país.
Plano Nacional de Educação - PNE O Plano Nacional de Educação, baseado na LDB, define entre os seus objetivos e prioridades “(...) a democratização da gestão do ensino público, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares equivalentes. O projeto de gestão educacional defendido no
Plano Nacional de Educação da sociedade brasileira tinha por objetivo expandir os
mecanismos de participação, controle e autonomia nas redes de ensino e, em especial, na
escola, bem como redefinir o papel do Poder Público no financiamento educacional. Desse
modo, a reestruturação do sistema educacional brasileiro deveria estar articulada à
possibilidade de acirrar as contradições intrínsecas ao modo de produção capitalista e à
formulação de caminhos alternativos para a distribuição de riqueza (CONED, 1997).